O Grêmio está vivendo um momento de intensa movimentação política, com a eleição do Conselho Deliberativo marcada para o dia 27 de setembro. Seis chapas foram inscritas para disputar as 150 vagas titulares e 30 suplentes do conselho. Os sócios do clube terão o poder de decidir os rumos políticos da instituição para os próximos seis anos. Marcelo Marques, um dos nomes mais comentados no cenário político gremista, voltou à disputa e retoma o favoritismo à presidência do clube.
**O cenário político movimentado no Grêmio**
Enquanto o Grêmio se prepara para o desafio diante do Flamengo neste domingo (31), no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, fora das quatro linhas o clube vive um momento de intensa movimentação política e a disputa por cadeiras no Conselho Deliberativo. A eleição, marcada para o dia 27 de setembro, promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos, com seis chapas registradas e nomes de peso nos bastidores gremistas.
Os grupos precisaram apresentar a lista completa dos candidatos, e a escolha será feita diretamente pelos sócios do clube. As regras do pleito determinam que cada chapa deve atingir, no mínimo, 15% dos votos válidos para garantir representação no conselho. A escolha dos sócios terá um impacto significativo nos próximos seis anos, pois eles terão o poder de decidir os rumos políticos da instituição.
**Marcelo Marques volta à disputa e retoma favoritismo à presidência**
Um dos nomes mais comentados no cenário político gremista nos últimos meses, o empresário Marcelo Marques, presidente da Marquespan, é apontado como o favorito para assumir a presidência do clube no fim deste ano. Marcelo Marques não será candidato à presidência do Grêmio. Em um movimento que surpreendeu boa parte dos bastidores tricolores, Marques chegou a declarar que desistiria das eleições, mas voltou atrás em sua decisão anterior e confirmou que seguirá no páreo.
**Conselheiros iniciam eleições para presidente**
O novo Conselho Deliberativo do Grêmio já terá uma missão decisiva logo em meados de novembro. Os conselheiros serão responsáveis por iniciar a eleição do próximo presidente do clube. Embora exista a possibilidade de aclamação de Marcelo Marques, caso outro candidato alcance mais de 20% dos votos na primeira votação, haverá segundo turno, com a decisão passando para as mãos dos sócios gremistas.
**As seis chapas inscritas**
As seis chapas inscritas para disputar as vagas no Conselho Deliberativo são:
* **Chapa da CIA**: Dênis Abrahão, Fábio Koff Jr., Ricardo Vontobel, Sérgio Vazques, Marcelo Bandeira, Ronaldo Napoleão, Rafael Silveira Martins, Setembrino Casassola, Elmo Anflor Jr., Rodrigo Zucco.
* **Identidade Gremista – O Grêmio é dos Gremistas**: Cláudio Medeiros, Maichel Mattiello, Rosa Beatriz Foresti, Artur Kirch, Thiago Brunetto, Patrícia Ferreira, Kleber Zampieri, Gláuber Mello, Rodrigo Teixeira, Alberto Pinzetta.
* **Grêmio Forte e Copeiro**: Luigi Antonio Gerace, Carlos Roberto Galla, Richard Ricachenevsky Gurski, Adriana da Silva Vieira, Irany de Oliveira Sant’Anna Junior, Raphael Augusto Flores Gondar, Ari Pelegrini, Tapir Tabajara Canto da Rocha Neto, Gladimir Chiel, Francisco Santana.
* **O Grêmio não se vende – Grêmio de todos é para mudar de verdade**: Rodrigo Müller, Rosana Carpena da Silva, João Herminio Marques de Carvalho e Silva, Victória Razig Votto, Willian Giovani Quevedo Pires, Sandro Gilberto Moreira Cheiran, Jaime André Silveira dos Santos, Rafael Sirangelo Brodt, Alex Leonardi, Vinícius Mossmann.
* **Celso Rigo e Marcelo Marques – O Grêmio é Nosso**: Celso Rigo, Marcelo Marques, Antônio Dutra Jr., Fábio Rigo, Gaúcho da Geral, Phil Jardim, Claudiomar Marques, Antonio Barchieri, Ricardo Todeschini, Leonardo Lamachia.
* **DNA Tricolor – Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver**: Irno Bordignon, Fábio Floriani, Jorge Baidek, Marianita da Silva Nascimento, Geraldo Corrêa, Alexandre Rossato, Luis Carlos Pimenta Junior, João Alfredo Kehl Spier, Paulo Cesar Soares Timm, Cesar Augusto Giacobbo de Lima.

Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores