Em uma entrevista ao programa português “Canal 11”, o treinador José Mourinho, que está com o Fenerbahçe na pré-temporada em Portugal, compartilhou suas opiniões sobre a Copa do Mundo de Clubes e o título conquistado pelo Chelsea. O treinador português não poupou críticas ao torneio, afirmando que ele não tem importância e que é apenas uma “turnê de verão”. Além disso, Mourinho também comentou sobre o Paris Saint-Germain, elogiando a equipe francesa por ter conquistado a Liga dos Campeões apesar de ter perdido o jogador Mbappé.
Copa do Mundo de Clubes: Um Torneio de Elite ou uma Turnê de Verão?
De acordo com José Mourinho, o torneio disputado nos Estados Unidos não tem a mesma importância que outros competições de futebol. O treinador comparou o Mundial de Clubes com os amistosos de pré-temporada, destacando que não há a mesma competição e desafio que existe em outras competições como a Champions League. “Este Mundial de Clubes me lembrou os jogos que costumávamos disputar nos Estados Unidos com o Real Madrid ou a Inter. Parece mais uma turnê de verão do que uma competição de elite”, disse Mourinho.
O Título do Chelsea é Importante, Mas Não para Todos
Mourinho também comentou sobre o título conquistado pelo Chelsea na Copa do Mundo de Clubes. De acordo com o treinador, o título é importante para a equipe londrina, pois vai ajudar a vender mais camisas com o troféu na manga. No entanto, o treinador enfatizou que o título não tem a mesma importância para outras equipes. “Este título só importa para o Chelsea, que vai vender muitas camisas com esse troféu na manga”, disse.
O Paris Saint-Germain é o Grande Vencedor do Ano
Além de criticar a Copa do Mundo de Clubes, Mourinho também elogiou o Paris Saint-Germain por ter conquistado a Liga dos Campeões apesar de ter perdido o jogador Mbappé. O treinador destacou que a equipe francesa é a melhor da temporada e que a conquista da Liga dos Campeões é um feito importante. “O grande vencedor do ano é o PSG, não pelo campeonato, que eles costumam vencer, mas pela forma como conquistaram a Liga dos Campeões. Eles perderam o Mbappé e ainda assim conseguiram levantar o troféu mais difícil do futebol europeu. É isso que realmente importa”, afirmou Mourinho.
O Futebol Mudou e Não é Mais Importante Ganhar
No final da entrevista, Mourinho compartilhou suas opiniões sobre o futebol atual e como ele mudou nos últimos anos. O treinador destacou que a especialização da comissão técnica e a formação dos jogadores são diferentes daquela que existia quando ele começou a carreira há 25 anos. Além disso, Mourinho também enfatizou que hoje em dia “não é importante ganhar”, mas sim criar percepções e imagem para a equipe e para os jogadores. “O treinamento esportivo dos jogadores, a mídia… Antes acreditava-se que quem ganhava mais era o melhor, mas isso já não é verdade. Agora, quem cria mais percepções é o melhor”, colocou Mourinho.
José Mourinho e o Fenerbahçe estão Preparados para a Temporada
Por fim, é importante destacar que José Mourinho está com o Fenerbahçe na pré-temporada em Portugal e que a equipe está preparada para a temporada. O treinador e os jogadores estão trabalhando duro para estar em boa forma e estar preparados para os desafios que virão. O próximo amistoso do Fenerbahçe será contra o Al-Ittihad, que será disputado nesta quarta-feira.

Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores