O Corinthians está prestes a implementar a tecnologia de biometria facial no acesso ao estádio Neo Química Arena, a partir do jogo contra o Bragantino, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A medida visa atender à Lei Geral do Esporte, que determina a utilização de tecnologia de biometria para acesso aos estádios de futebol com capacidade para mais de 20 mil pessoas. Os torcedores precisam ter um CPF, um nome e uma imagem do rosto associados ao ingresso e realizar o cadastramento de biometria facial no site do Fiel Torcedor.
**Tecnologia de Biometria Facial**
A tecnologia de biometria facial será utilizada para reconhecer os torcedores e liberar a passagem na catraca. O processo é simples: o torcedor se posicionar em frente à tela de um tablet, acoplado à catraca, e o sistema fará o reconhecimento facial comparando com a imagem cadastrada no sistema do Fiel Torcedor. Se a passagem estiver liberada, uma luz azul indicará que o torcedor pode entrar, enquanto uma luz vermelha indicará que houve erro.
**O que Muda para o Torcedor**
A partir de agora, é obrigatório ter um CPF, um nome e uma imagem do rosto associados ao ingresso. Além disso, é necessário realizar o cadastramento de biometria facial no site do Fiel Torcedor. Com isso, o ingresso passa a ser de uso pessoal e intransferível. Se o torcedor tiver um plano do Fiel Torcedor, mas não conseguir ir ao jogo, não será possível transferir o ingresso para outra pessoa, exceto para o plano Minha Cadeira.
**Dúvidas e Respostas**
– **Por que é necessário fazer reconhecimento facial para entrar nos jogos do Corinthians na Neo Química Arena?**
A adoção do reconhecimento facial pelo Corinthians atende à Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023), que determina a utilização de tecnologia de biometria como requisito obrigatório para acesso aos estádios de futebol no Brasil com capacidade para mais de 20 mil pessoas.
– **Há exceções?**
Sim, somente crianças de 11 anos ou menos estão dispensadas de fazer o cadastramento de biometria facial. Nesse caso, os ingressos serão em QR Code.
– **O que muda para o torcedor na compra de ingressos?**
O que muda é que, a partir de agora, é obrigatório ter um CPF, um nome e uma imagem do rosto associados ao ingresso. Ou seja, para adquirir o ingresso, é imprescindível que o torcedor tenha cadastro biométrico no site do Fiel Torcedor.
– **Como cadastrar minha biometria facial?**
O cadastro deve ser feito na área logada do site fieltorcedor.com.br, acessando o caminho: Minha Conta > Alterar Cadastro > Biometria.
**Preparativos para o Jogo**
O Corinthians encerrará a comercialização de ingressos às 19h deste sábado – 24 horas antes do horário do jogo – para poder ter tempo hábil para consolidar o banco de dados, com os cadastros de todos que compraram. A recomendação do Corinthians é que os torcedores entrem com antecedência no estádio. Os portões estarão abertos a partir das 17h.
**Suporte à Biometria Facial**
Haverá pontos específicos dedicados exclusivamente ao suporte da Biometria Facial. Caso ocorra alguma dificuldade na leitura da sua biometria, dirija-se a um desses atendimentos e apresente um documento oficial com foto. A equipe responsável irá analisar e resolver o problema para garantir o seu acesso ao estádio.
**Conclusão**
A tecnologia de biometria facial será implementada no acesso ao estádio Neo Química Arena a partir do jogo contra o Bragantino, válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. É importante que os torcedores se preparem para o novo procedimento e se cadastrem no site do Fiel Torcedor para evitar problemas no acesso ao estádio.

Escritor especializado em cobrir notícias sobre o mundo do futebol. Apaixonado por contar as histórias por trás dos jogos e dos jogadores